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05 de julho, 2021
O componente é essencial para frenagens eficientes evitando colisões no trânsito. Conheça alguns sintomas que evidenciam problemas na pastilha de freio!
O QUE É A PASTILHA DE FREIO?
Antes de mais nada, é importante entender a função desempenhada pelas pastilhas num veículo. De acordo com cada modelo, elas podem estar localizadas em duas ou quatro rodas com o objetivo de entrar em contato com o disco no momento da frenagem. Portanto, elas são responsáveis por parar o veículo ou diminuir a sua velocidade quando o(a) motorista aciona o pedal de freio.
Além disso, a pastilha faz parte do sistema de freio a disco proporcionando as seguintes vantagens:
▪ Redução e até mesmo eliminação do acúmulo de resíduos;
▪ Maior dissipação do calor gerado pela frenagem;
▪ O desgaste da peça não interfere no funcionamento do pedal.
Uma vez que as pastilhas de freio possuem papel significativo ao frear um carro, é indispensável a manutenção preventiva das mesmas. Portanto, quando as peças dão indícios de problema, uma oficina de confiança deve ser procurada imediatamente.
Veja a seguir os principais sinais de defeito da pastilha de freio!
EMISSÃO DE RUÍDOS
Com toda a certeza, este é o sinal mais comum de problema na pastilha de freio. Os ruídos são percebidos quando o(a) condutor(a) aciona o pedal. Isso pode acontecer devido à redução na espessura dos componentes ou pelo acúmulo de sujeira entre a pastilha e o freio.
Ao mesmo tempo, os ruídos podem ser decorrentes de peças de má qualidade, o que evidencia a importância em escolher produtos originais.
LUZES DO PAINEL
Em boa parte dos casos, o painel também sinaliza desgaste nas pastilhas. Logo, assim que a luz de alerta acender, é necessário procurar ajuda mecânica.
MUDANÇA NO PEDAL DE FREIO
Por fim, é possível que o(a) motorista sinta que o pedal está mais duro ou que a frenagem demore mais tempo para acontecer do que o normal após o mesmo ter sido acionado. Aliás, qualquer sensação de estranheza ao utilizar o pedal deve ser verificada.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Como mencionado acima, a manutenção preventiva é o melhor caminho para garantir uma direção mais segura. Dessa maneira, não é ideal esperar que os sintomas de defeito nas pastilhas apareçam para, então, promover a troca.
As revisões devem ser feitas a cada 10 mil quilômetros rodados para verificar as condições dos componentes. Por outro lado, quando o veículo já percorreu 20 mil quilômetros após a última troca, a pastilha de freio deverá ser substituída independentemente de estar em boas condições ou não. Vale checar no manual os prazos determinados pela montadora.
COMO PROLONGAR A DURABILIDADE DA PASTILHA DE FREIO?
Para que as pastilhas não precisem ser trocadas antes do prazo indicado pela fabricante, alguns cuidados podem ser tomados. Primeiramente, o fluido de freio necessita ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Evitar o transporte de carga para além da capacidade do carro também ajuda a preservar a durabilidade das peças. Ademais, o ideal é usar o freio motor sempre que possível.
Agora que você já conhece os sinais que apontam para problemas na pastilha de freio, não deixe de contar com a oficina da Jorlan para realizar uma troca segura. Clique na unidade de sua região para agendar um horário:
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